segunda-feira, 18 de junho de 2007

Pinto Coelho na Associação Nacional de Bombeiros Profissionais


O candidato do PNR foi recebido hoje de manhã pela direcção da ANBP, a quem apresentou as propostas nacionalistas para a segurança e apoio às corporações de bombeiros. A direcção da ANBP, por seu lado, fez saber das carências graves que afectam os bombeiros por motivo da negligência camarária. Ainda se encontra por resolver, por exemplo, o caso do bombeiro sapador que morreu em serviço, estando a família em dificuldades à espera das compensações devidas.
O quadro analisado na reunião é extremamente preocupante: o Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa atravessa uma situação gravíssima, com falta de combustível para abastecimento de viaturas e outros bens de primeira necessidade; o parque de viaturas não foi actualizado nos últimos anos na proporção das necessidades da cidade; faltam 400 bombeiros para completar o quadro orgânico; e por falta de efectivos, os sapadores são obrigados a recorrer a civis avençados, sem qualquer preparação específica para as funções.
O presidente do PNR e a direcção da ANBP concordam ainda, como medidas mais urgentes, em que a maior parte dos quartéis necessita de obras imediatas por risco de colapso e que é imperioso criar em benefício dos bombeiros um esquema de seguros e de Medicina no Trabalho que os salvaguarde contra doenças ou contaminações.